quinta-feira, 2 de junho de 2011

Passo 2 – Definição da atividade de aprendizagem

Nova Gama quer virar o jogo

A reportagem do Fantástico (Passo 1) evidencia diversos problemas no recebimento, armazenamento e preparação da merenda escolar em escolas públicas de vários estados brasileiros. Uma das cidades em que a reportagem esteve foi Nova Gama, em Goiás.
Imagine que após a exibição da reportagem no Fantástico, a prefeitura local decidiu informatizar o processo de gestão da merenda escolar. Dessa forma, foi feita uma licitação para contratar uma empresa de desenvolvimento de um software que será implantado em todas as escolas municipais, para garantir mais segurança ao processo de reposição de estoques, eliminando o desperdício e agilizando a reposição de gêneros.
Como a reportagem denunciou que o cardápio da merenda escolar do município é fantasioso, outra preocupação da Prefeitura é que o software possibilite a elaboração de cardápios balanceados, suprindo 20% das necessidades nutricionais diárias e oferecendo porções de frutas e hortaliças 3 vezes por semana, evitando ainda os doces e enlatados.

Entendendo que a definição dos requisitos aos quais o software deverá atender é uma das etapas iniciais e mais importantes do processo:

1) Imagine-se no lugar do profissional responsável por conduzir esse processo e estabeleça um plano definindo quais são os atores do sistema de educação municipal que deverão ser ouvidos;
2) Suponha que você ocupe a direção de uma escola e foi contatado por esse profissional. Que perguntas você acha que o profissional deverá lhe fazer para que você o ajude a definir um sistema que cumpra os objetivos que a prefeitura pretende alcançar.

7 comentários:

  1. Acredito que os usuários chave devam ser: o secretário de educação do município, algum/ns diretor/es de unidade de ensino, nutricionista/s e algumas merendeiras.

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  3. As perguntas a serem feitas são: quais alimentos são consumidos, com qual frequência devem ser comprados, quanto se gasta de cada produto, onde ficam estocados e qual é a quantidade mínima/máxima em estoque, quando as compras são feitas, qual é o fornecedor, etc.

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  4. O prefeito deve ter conhecimento de todos os procedimentos ocorridos e marcar reuniões com o secretário de educação, diretores juntamente com a nutricionista responsável pela equipe de nutrição . Deve-se ouvi-los afinal eles conhecem a realidade do aluno e assim o que deve suprir as necessidades dos mesmos.

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  5. Mírian e Fabiana
    Qual o valor nutritivo dessa alimentação? A merenda escolar está baseada em produtos naturais e regionais de forma que permite o respeito aos hábitos alimentares? Que alimentos são mais consumidos? Estão sendo guardadas em lugares adequados? O veículo que faz o carregamento do alimento é próprio para isso? Estão guardando os produtos de acordo com a data de validade?

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  6. Mírian e Fabiana
    Qual o valor nutritivo dessa alimentação? A merenda escolar está baseada em produtos naturais e regionais de forma que permite o respeito aos hábitos alimentares? Que alimentos são mais consumidos? Estão sendo guardadas em lugares adequados? O veículo que faz o carregamento do alimento é próprio para isso? Estão guardando os produtos de acordo com a data de validade?

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  7. Isso, meninas! Os atores que precisam ser ouvidos são os que preparam a merenda na escola, os que a recebem do órgão central (os diretores), os que compram esses produtos (secretários). Também poderíamos incluir os responsáveis pela realização da licitação, porque muitos problemas ocorrem na definição dos trâmites desse processo. Participei de licitações em que o edital era cheio de vícios e isso compromete o fornecimento de um serviço ou produto. A direção da escola também precisa ouvir os estuantes, pois eles também têm muita informação sobre a oferta e qualidade da merenda. Com isso, a direção da escola estará subsidiada com mais informações para passar aos engenheiros de software.

    Bj!

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