quinta-feira, 2 de junho de 2011

Passo 1 - Contextualização e mobilização

Você deverá assistir à reportagem Fantástico denuncia casos escandalosos de desvio de verbas:



• De que modo a informática pode ajudar as escolas a implantarem um sistema de gestão da merenda escolar, para evitar o desperdício de dinheiro público, ofertando de modo mais eficaz e eficiente a merenda a milhares de estudantes de escolas públicas do Brasil? Envie seu comentário aqui para o blog, comentando essa questão.

• Utilizando o buscador de imagens no Google, envie um comentário com uma figura ou fotografia que represente o que vem à sua mente quando você relaciona a situação retratada na reportagem com a temática informática na gestão escolar . Envie um post com a imagem escolhida. Ah, não se esqueça de explicar por que você escolheu a imagem!

9 comentários:

  1. Helooo! Andei sumida, pois peguei uma gripe terrível. Resultado: febre, dor na garganta e muitos espirros me impediram de ficar na frente do computador...

    De qualquer maneira, as "portas virtuais" dessa comunidade estão abertas à participação dos integrantes oficiais e daqueles que quiserem dar uma passadinha por aqui.

    Aguardamos vocês!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mírian e Fabiana!

    O que estão achando do curso? Aguardamos os seus comentários!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia comecei hoje. A colega Mirian explorou mais. Estou gostando, aprender é sempre bom.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a questão da merenda escolar percebo que o descaso passa pelo que um político certa vez questionou: por que os filhos dos políticos não estão matriculados em escolas públicas? Pois se a educação pública e de qualidade e para todos deveriam estar. Simples não é? Acho que os políticos deveriam ser os primeiros a matricular seus filhos nessas escolas. O que as professoras acham?

    ResponderExcluir
  5. Não consegui postar a imagem. Vou colar o link.
    http://www.ofir4news.com.br/images/stories/fotosgeral/politica/2011/03/44,,abe3f8b3fd101dbad89d2e59fd0d051b,,86,,TB.jpg

    ResponderExcluir
  6. MIRIAN E FABIANA
    Implantar um software relacionado a gestão escolar Ex: SophiA, Controle Administrativo Escolar – CAE, e outros. Também pode contratar um consultor para resolver o seu problema.

    ResponderExcluir
  7. MIRIAN E FABIANA

    Que vergonha! Um país tão rico! Na verdade não há interesse dos nossos governantes em informatizar a gestão da merenda escolar, pois isso dificulta o desvio de dinheiro.

    Não consegui postar a imagem, por isso irei descrevê-la A IMAGEM É A BANDEIRA DO BRASIL, NO MEIO TEM UM ROSTO E DUAS PEQUENAS MÃOS TAMPANDO OS OLHOS...

    ResponderExcluir
  8. Meninas, obrigada pela participação!

    Fabiana, aquele monte de gorgulho na imagem que vc selecionou realmente deprime... Não há controle e acompanhamento eficientes no processo de aquisição dos alimentos da merenda. Por isso, os alimentos podem ser entregues pelo fornecedor já perto da data de vencimento da validade ou ficar estocado tempo demais nos depósitos até que os bichos os ataquem... Lamentável! Um bom software, com certeza, ajudaria a resolver esse problema!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Míriam, bom dia, queridona!

    Muitas vezes, eu também sinto vontade de tapar os olhos, porque vejo que o montão de dinheiro que eu dou com impostos vai pro ralo ou, como mostra a imagem enviada pela Fabiana, também para os insetos que devoram os alimentos da merenda...

    Mas qdo estou em situações assim, tento pensar o seguinte: precisamos que nossos olhos estejam bem abertos, porque há muitos que ainda não enxergaram isso. Dormem tranquilos. Talvez sejam até mais felizes em muitos aspectos. Mas penso que, quando vemos e refletimos sobre as mazelas, estamos, na mossa microesfera, participando da mudança do País, espera-se, para um caminho com menos atropelos e mais justo para todos.

    Bj!

    ResponderExcluir